Projetos de Garagem | Evento seleciona melhores ideias para que se transformem em reais possibilidades de negócio

agosto 18, 2011  |  Marshmallows, Small Talk  |  0 Comments

Sabe aquelas ideias que, por falta de tempo, coragem ou dinheiro, você nunca levou para frente?

Se você se identificou com essa situação, chegou a hora de dar o segundo passo: inscreva-se na segunda edição do evento “Projetos de Garagem”, idealizado e organizado pelas empresas Inesplorato (curadoria de conhecimento) e IdeaFixa (canal de inspiração e expressão visual). A intenção do evento é possibilitar que boas ideias saiam da gaveta e se transformem em ações de sucesso.

Para participar, você deve se inscrever no site www.projetosdegaragem.com e enviar um documento contando qual é o seu projeto, até o dia 22 de agosto. Ele será avaliado por uma banca de curadores e as melhores propostas serão selecionadas. Os “garageiros”, como são chamados os selecionados, serão auxiliados por uma equipe de especialistas para transformar a ideia em reais possibilidades de negócio. Depois, durante o evento, terá a oportunidade de apresentar o seu plano para pessoas interessadas em apoiar novas ideias, como por exemplo, empreendedores, empresários e executivos.

Mais detalhes no site: www.projetosdegaragem.com.

The Black Diamond | Stella Artois e a experiência de imersão teatral em Londres

julho 23, 2011  |  Marketing, Mídia, Publicidade, Web  |  0 Comments

A marca Stella Artois Black apresentou, em Londres, de 3 a 21 de julho, a chamada The Black Diamond, uma experiência/imersão teatral criada pela Mother de Londres. Para quem nunca ouviu falar, teatro de imersão é um termo relativamente recente, onde os espectadores são convidados a participar de um espetáculo.

Dois amantes, um diamante, um ladrão e uma sina. Amor, decepção e desejo. O enredo reúne esses elementos, como se fosse um filme noir francês dos anos 1960. Os espectadores têm de participar da peça, como se fossem atores. E só esses espectadores conseguem descobrir o segredo do Black Diamond. A peça aconteceu em bares e pubs no distrito londrino de Shoreditch. A história se passa simultaneamente na internet e no palco, fazendo assim um mix de online/real, onde para tentar adiquirir alguns dos ingressos limitados, os londrinos deveriam se inscrever no site www.stellaartoisblack.com.

Trata-se, segundo a agência, da evolução de um projeto realizado ano passado, chamado The Night Chauffeur. Abaixo um filme promovendo a experiência. Bacana!


via via via

The Vaccines convoca fãs para um clipe colaborativo usando Instagram

julho 23, 2011  |  Fotografia, Música, Web  |  0 Comments

A Sony Music e os britânicos do The Vaccines, uma das bandas mais hypes do ano, terá seu mais novo clipe produzido com ajuda dos fãs através da plataforma de postagem de fotos Instagram (que permite aplicar filtros “vintage” nas fotos).

A música escolhida para o vídeo é ‘Wetsuit’. Para participar, a banda quer saber o que seus fãs fizeram de mais diferente em algum verão, descrito por eles como “Epic Summer”. As imagens devem ser postadas no Instagram com a hashtag #vaccinesvideo. Os produtores vão escolher as imagens que mais combinem com a música e usar no clipe oficial de ‘Wetsuit’. A banda de rock queridinha do momento abriu até um site para o projeto. “Queremos captar o perfeito verão da música, com a ajuda de suas fotos de festivais”, explica a apresentação do www.vaccinesvideo.com.

A agência responsável é a Anomaly, que fez um vídeo para explicar a ação, assista:


via via via

Conheça Fabio, o novo cara da Old Spice

julho 23, 2011  |  Marketing, Publicidade  |  0 Comments

A Wieden+Kennedy criou uma série de vídeos virais para divulgar o “Novo Cara da Old Spice”. Ator e modelo, Fabio Lanzoni é conhecido por ter estampado diversas capas dos livros de novelas-romance comercializados em bancas de jornal.

A estratégia para a marca da Procter&Gamble, na verdade, não significa o fim da dinastia de Isaiah Mustafa, um ex-jogador de futebol americano que ficou famoso mundialmente com o filme “The Man Your Man Could Smell Like”, vencedor do Grand Prix de Film do Festival de Cannes de 2010.

Embora nem agência nem anunciante indiquem isso, existe uma grande expectativa para a volta triunfal de Mustafa em breve. Existe um site para divulgar Fabio (na verdade um canal do YouTube), onde a maioria dos comentários de usuários clama pelo velho garoto-propaganda. Um deles afirma: “Voltem com Isaiah Mustafa. Vocês estavam bem juntos. Paguem o que ele pede”.

Os filmes mostram Fabio em situações divertidas. Em um deles, o modelo está em cima de um piano. Em outro, está no meio da floresta e seus cabelos seguram instrumentos musicais. Por fim, ele aparece numa peça dentro de uma banheira, onde toca saxofone. Há diversos outros virais que podem ser acessados por meio da página de Fabio. Confira alguns deles abaixo.

PIANO

HAIR

MESSAGE IN A BOTTLE

continua…

Carlos Saldanha é o protagonista da nova campanha da NEXTEL

julho 18, 2011  |  Marketing, Mobile, Publicidade  |  0 Comments

O reconhecido diretor cinematográfico, roteirista, produtor, animador e dublador brasileiro Carlos Saldanha (da animação Rio e da trilogia A Era do Gelo) é o novo protagonista da campanha Bem-Vindo ao Clube da Nextel, que estreia dia 17 de julho, em rede nacional, nas principais emissoras de TV.

Pela primeira vez, Carlos Saldanha estará do outro lado das câmeras, estrelando um filme publicitário no qual contará sua trajetória de vida e de sucesso: a de um cara que, segundo sua avaliação, nunca foi o mais inteligente da turma, nem o que melhor desenhava, mas que com muita vontade de realizar um sonho, mudou de país e começou uma nova vida, alcançando seus objetivos.

Criada pela Loducca, a campanha segue o conceito de personagens que emprestam o seu conteúdo pessoal com histórias diferenciadas. Carioca e radicado nos EUA, Saldanha ganhou visibilidade e notoriedade internacional pela recente produção do filme Rio, recorde mundial de bilheteria, e por seus trabalhos como diretor de A Era do Gelo 1, 2 e 3.

“A escolha de Carlos Saldanha foi motivada pelo caminho único que ele percorreu até chegar onde está. Sair do país há praticamente 20 anos para se dedicar a animação não era algo óbvio. Sem dúvida, o Saldanha teve muita coragem, muita determinação e vontade para seguir adiante; garra para não desistir ‘da sua noz’. Ele é um exemplo para todos nós de que sonhos podem ser alcançados, podem virar realidade. Só depende de nós mesmos”, afirma Gustavo Diament, VP de marketing da Nextel.

No comercial, produzido pela O2 Filmes com direção de Alex Gabassi, Carlos Saldanha caminha em um estúdio branco, enquanto seus desenhos aparecem na tela em forma de animação. “É como se ele andasse numa página em branco e, à medida que vai falando sobre a sua vida, ela vai sendo ilustrada”, explica Guga Ketzer, sócio e diretor geral de criação da Loducca. “Acho que estamos reinventando a forma da campanha, sem perder a essência” completa Ketzer.

continua…

#COISADABOA | Nike e um vício chamado corrida…

julho 18, 2011  |  Marketing, Publicidade  |  0 Comments

Com um filme em forma de manifesto, diversas peças gráficas, ações especiais para a web e veículos que falam com o público jovem, a Nike estreia uma comunicação focada no universo da corrida. Assinada pela F/Nazca, a ação chamada ‘#COISADABOA’ pretende gerar curiosidade e expectativa nos ambientes jovens para incentivar a prática desse esporte. A linguagem da campanha explora o vício que a corrida provoca nos seus praticantes e a vantagem inequívoca que ela tem sobre os demais vícios: é o único que faz bem ao corpo.

Para encontrar o público-alvo e falar com ele em várias plataformas, a estratégia ‘#COISADABOA’ foi desenvolvida em dois momentos. O primeiro com um teaser que expõe a hash tag #COISADABOA junto com um número de telefone. Adesivos foram colados nos banheiros das principais baladas de São Paulo e do Rio de Janeiro e pequenos tijolinhos nos jornais “anunciaram” a chegada da nova #COISADABOA. Intervenções em programas na MTV e na Oi FM também divulgaram a hashtag e o telefone. Quem ligou escutou uma mensagem informando que algo novo estava na área. Quem foi impactado por meio de blogs e Twitter ouviu a mensagem, por redirecionamento, na fanpage Nike Corre do Facebook.

A segunda parte da campanha é a revelação propriamente dita de que #COISADABOA é uma comunicação ousada de incentivo à prática da corrida e que explora o mundo do vício como um recurso subversivo para falar com os jovens. Composta pelo filme “Vício”, veiculado na internet, nos canais de TV Multishow e MTV, e nos principais cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro, a campanha prevê também encartes para as revistas jovens Rolling Stone, Trip e TPM. Os encartes, criados em formato de lambe-lambe, serão aplicados também nas baladas, e algumas poltronas dos cinemas receberão pen drives que trazem o filme. Além disso, a campanha conta com mídia online e com o aplicativo “#COISADABOA Phone”. Uma ação de geolocalização no Foursquare divulgará os pontos de treino gratuitos que a Nike oferecerá.

www.coisadaboa.com

No Tankers | Campanha utiliza posters que “escorrem petróleo”

julho 13, 2011  |  Marketing, Mídia, Publicidade  |  0 Comments

Faz um tempinho, mas achei muito bacana essa ação da ONG canadense The Dogwood Initiative, parte de sua recente campanha No Tankers, que busca alertar as pessoas sobre o perigo de navios petroleiros e o derramamento de óleo nos oceanos.

A agência Rethink Communications, do Canadá, criou cartazes com o objetivo de alertar sobre o meio ambiente nas ruas de Vancouver. Foram feitos posters com material certificado para não impactar o meio ambiente, mas o diferencial mesmo é a tinta solúvel utilizada que escorria com a chuva, manchando os pôsteres de baixo, e fazendo surgir a seguinte frase: “Vazamentos de óleo afetam a todos”. No site o público poderia votar em uma petição contra o derramamento.

Confira a ação no vídeo a seguir. Muito bom!

via via

DETOX | Greenpeace ataca Nike e Adidas contra a poluição de nossas águas

julho 13, 2011  |  Marketing, Publicidade  |  0 Comments

A Greenpeace realmente não tem medo de lançar campanhas atacando algumas das maiores marcas do mundo, como já vimos em relação a Kit Kat, BP, Facebook, Mattel e, mais recentemente, a Volkswagen.

Uma recente investigação da Greenpeace descobriu que um conglomerado de fábricas chinesas, que fornecem para multinacionais como Nike, Adidas, Puma, H&M, Lacoste e uma dúzia de outras marcas internacionais da moda, continua a poluir com químicos perigosos os principais cursos de água da China. Isto apesar de os compradores ocidentais insistirem que exigem aos seus fornecedores o cumprimento dos mais elevados padrões ocidentais. Infelizmente, estas instalações são apenas a ponta do iceberg. Em muitos países, produtos químicos perigosos estão sendo liberados em nossas vias navegáveis ​​preciosas, envenenando a nossa água e ameaçando as pessoas e a vida de animais.

Duas gigantes, Adidas e Nike, foram as escolhidas para uma nova campanha da Greenpeace, chamada DETOX, onde pretende lançar um desafio para essas marcas.

Assim como qualquer um de seus atletas campeões e superstars que às vezes têm tropeçado na carreira ou enfrentaram situações e decisões difíceis, essas grandes marcas têm uma escolha. Eles podem ver esta notícia como um obstáculo, e tentar ignorá-lo, ou podem vê-lo como uma oportunidade para voltar mais forte do que nunca, e trabalhar com seus fornecedores para eliminar o lançamento de produtos químicos tóxicos em nossas águas.

A ideia é ver qual marca irá tomar a atitude certa primeiro. Detox é uma campanha que é alimentada por comerciais paródias e linguagens de comunicação utilizadas por essas grandes marcas, finalizando com o recente slogan da Adidas: Are you all in?

Vale a pena o clique! Nike vs. Adidas.


via via

Argentino é infiltrado no meio da torcida brasileira em novo comercial da Coca-Cola

julho 6, 2011  |  Publicidade  |  0 Comments

A velha rincha Brasil x Argentina é o tema do novo comercial da Coca-Cola, feito especialmente para a Copa América, da qual a marca é patrocinadora oficial.

O vídeo mostra um torcedor argentino infiltrado em meio a nossa torcida. Isso mesmo, um hermano no meio da torcida brasileira, pelo fato de os ingressos da Argentina terem se esgotado. Mas como todo torcedor apaixonado, o cara não consegue se segurar. A criação é da Santo de Buenos Aires.


via

Horse Pen e a série de outdoors que nunca param de escrever

julho 6, 2011  |  Marketing, Mídia, Publicidade  |  0 Comments

As canetas Horse Pen são pouco conhecidas, e mesmo assim possuem um atributo muito importante: são as que mais contém tinta em sua categoria.

Mesmo tendo consigo essa poderosa qualidade, a marca ainda enfrenta um grande problema na Tailândia: a maioria das pessoas apenas vão aos lugares e pedem por uma caneta comum e não por uma marca específica.

O desafio para uma nova campanha era mostrar o benefício do produto de uma forma criativa, e atrair a atenção de todos sem utilizar eletricidade ou outro recurso. O resultado então foi uma série de outdoors onde havia apenas uma caneta impressa e uma corda amarrada em sua ponta e que era presa até a outra extremidade do painel. Com o vento batendo na corda, e essa balançando, a sensação é de que uma linha estava sendo traçada pela caneta, sem parar um segundo sequer. Simples e genial. A frase “non-stop writing” fecha o conceito.

A criação é da McCann Worldgroup da Tailândia.


via

WWF e a campanha de panfletagem mais ecológica do mundo

julho 6, 2011  |  Marketing, Publicidade  |  0 Comments

A WWF da Hungria fez uma ação um tanto simples e impactante, com o objetivo de atingir o máximo de pessoas possíveis, mostrando o trabalho da ONG e sem esquecer dos valores sustentáveis.

Para isso a ONG chamou dois voluntários vestidos de panda, em uma ação que ocorreu dentro de um shopping movimentado do país. Um voluntário se posicionava no início da escada rolante do shopping e, com apenas UM folheto, entregava a mensagem que era lida pelas pessoas e logo depois entregue para o segundo panda no fim da escada rolante.

Cerca de 250 mil pessoas foram impactadas e a ação ganhou destaque em blogs do mundo inteiro. Algo muito difícil de ocorrer quando o assunto é panfletagem. A mensagem que a campanha trazia consigo era “Apenas uma cópia foi impressa, porque acreditamos que ele pode convencê-lo a dar 1% do seu imposto para a preservação. Ajude a salvar as florestas. 2011 é o Ano das Florestas.”

A campanha foi feita pela Akció 360 e a Umbrella. Vale a pena o clique.

TyC Sports lança comercial com piadas sobre argentinos e anima a Copa América

julho 4, 2011  |  Publicidade  |  0 Comments

O canal TyC Sports na Argentina criou um descontraído comercial, intitulado “Mentiras Verdadeiras” (True Lies), para promover a Copa América no país.

Nele, um humorista conta uma série de piadas sobre argentinos, muitas delas bem conhecidas no Brasil, e desperta sorrisos na plateia. Entre as piadas, aparecem imagens de grandes jogadores da atualidade, como Messi e Tevez, e do passado, como Maradona, para desmentir ou ilustrar os pensamentos e brincadeiras de que os argentinos são egocêntricos, metidos, se acham os maiorais.

O vídeo, publicado no YouTube, mostra o comercial da TV argentina com as piadas sobre eles mesmos, como:

“Sabe qual é o melhor negócio do mundo? É comprar um argentino pelo que ele vale e vendê-lo pelo que ele diz que vale.” Após essa primeira piada, surgem no comercial imagens de notícias sobre propostas milionárias de clubes para Messi, Tevez e Higuaín.

“Sabe qual é a brincadeira favorita dos argentinos? O ioiô. [Yoyo, eu eu]”. Sobre essa piada, aparece o ex-capitão Ayala celebrando um gol e dedicando o tento várias vezes para “vocês” [companheiros e torcedores].

“Sabe por que a Argentina é o país que tem mais bebês nascidos de sete meses? Porque nem as próprias mães aguentam os argentinos nove meses.” Eis que surge Zanetti sendo homenageado por ficar 16 anos na Itália.

“Sabe por que os argentinos não usam paraquedas? Porque de todas as formas vão cair mal.” Então aparece o técnico Marcelo Bielsa sendo aplaudido e saudado pelos chilenos pelo seu trabalho à frente de sua seleção.

“Os argentinos são como deuses. Estão em todos os lugares, mas ninguém pode vê-los”. Logo aparece Maradona sendo adorado.

“Sabe como chamam os argentinos? Espermatozóides. Em um milhão, um é gente, e milhares não servem para nada”. Aí o comercial termina com uma série de estrelas do futebol argentino, desde Di Stéfano e Batistuta até Agüero e Mascherano.

O comercial ganhou elogios na Argentina, mas também gerou certa polêmica. Há quem credite a fama de egocêntricos apenas aos portenhos, os argentinos da capital, por exemplo. A criação é da Young & Rubicam de Buenos Aires.


via via