Dia da Mentira | Veja o que as marcas aprontaram nesse 1º de Abril de 2011

abril 1, 2011  |  Publicidade, Small Talk

Para brincar com os seus clientes, marcas de diversos países do mundo celebram o 1º de Abril, o famoso Dia da Mentira, com campanhas hilárias e pegadinhas um tanto inteligentes. Confira abaixo algumas delas:

No Google:

Uma parte desse post tem que ser dedicada única e exclusivamente para o Google, que novamente oferece de tudo no dia Primeiro de Abril. Eis as melhores pegadinhas deles para este ano:

- No Gmail: a notícia falsa do dia foi a criação de um novo recurso chamado Gmail Motion. Ele permitiria que os usuários de computadores com câmera controlassem as principais funções do serviço com movimentos, como no acessório Kinect, usado no console Xbox. Em um vídeo, Paul McDonald, gerente de produto do Gmail, diz que os movimentos são “simples”. Vale ver também o segundo vídeo, com um cara escrevendo emoticons com a mão.

- O YouTube teria completado também seu aniversário de 100 anos: o site mostra como teria sido se o Google o tivesse lançado em 1911: vídeos em sepia e preto e branco, sem áudio nos vídeos ou apenas um acompanhamento por piano. YouTube no “modo 1911″ diz que o botão no canto inferior direito de cada vídeo leva você para a fundação do site, com vídeos de imagens arranhadas e manchadas, música das antigas e tons sépia. O Google também divulgou um vídeo com os “prováveis” melhores vídeos virais de 1911. Assista abaixo:

- Vaga de emprego: “Estamos contratando pessoas para autocompletar!” Nem só os serviços do Google foram vítimas das pegadinhas de 1º de abril da empresa. Na página da empresa que anuncia vagas de emprego, uma nova vaga de “autocompletador” foi aberta hoje. A função, de acordo com a descrição do Google, é para autocompletar manualmente os termos de buscas digitados pelos usuários da busca do Google todos os dias. O Google, inclusive, anexou à vaga um vídeo com um depoimento de um dos autocompletadores que trabalhariam na empresa.

Chromexercício!: Este é, claro, um programa para manter seus dedos em forma e se movendo ao ritmo rápido da navegação e busca no Chrome. Tem até protetor contra suor para os dedos, enquanto durarem os estoques.

- Nova Rede Social: entre as brincadeiras, a companhia se valeu de especulações que passearam por todo o ano passado e “criou” outra rede social, o “Google Friendship“, que pela descrição faria a mesma coisa que o Orkut. A rede, aliás, ganhou o Earkut, “primeiro gadget desenvolvido para uso exclusivo no Orkut e que vai revolucionar as redes sociais”. Trata-se de um dispositivo parecido com um piercing, que o internauta usaria na orelha (daí o nome, “ear” significa “orelha”, em inglês). Cada vez que que alguém acessasse o perfil da pessoa, o Earkut produziria calor. “Além de conseguir rastrear os visitantes de seu perfil, este dispositivo ainda oferece outras vantagens: bonito e com design arrojado, o Earkut possui formato anatômico e produz uma sensação de calor bastante agradável. Tudo pensando em seu conforto e bem-estar”, diz a comunidade criada pare divulgar o dispositivo.

E mais: o Google oferece várias outras páginas, dizendo que vai migrar todas as páginas para a fonte Comic Sans (inclusive se os designers procurarem por Helvetica hoje no sistema de busca, terão uma surpresa), uma página que oferece anúncios antigos (tipo “Acerte o macaco para ganhar!”), a anatomia de uma vaca em 3D no Google Cow (vídeo aqui) e, repetindo a piada do ano passado, o Google UK oferece Google Translate para animais no Android.

O que as outras marcas andaram fazendo:

– O Burger King lançou o seu Whooper Canhoto;

– O Funny or Die virou Friday or Die, em homenagem a Rebecca Black;

Xkcd e o seu Dor de cabeça 3D: porque 3D no contexto errado é muito frustrante.

Toshiba anuncia o Spectacle, o primeiro monóculos com tecnologia 3D, para aqueles usuários que não gostam dos pesados óculos 3D. “Com o Spectacle, a experiência em 3D em um olho será tão real que você irá pensar que está usando ambos os olhos”, dizia o anúncio. Conforme a Toshiba, colocar a tecnologia 3D em um dispositivo tão pequeno não foi fácil.

AdBlock Freedom: agora você pode usar óculos de realidade aumentada com a extensão AdBlock para apagar propagandas na vida real!

– o Atlassian lançou o game ‘Angry Nerds‘;

– A Pedigree vendeu dentaduras para cachorros em um programa de TV;

Groupon adquire direitos sobre Primeiro de Abril: Ou seja, escrevendo este post já estamos devendo pro site uns 110% de desconto em sushi.

– O ThinkGeek apresenta o seu produto anual de Primeiro de Abril: o conjunto Playmobil da Apple Store. O mais engraçado é que é possível adquirir o produto com fila de bonequinhos por mais US$49,99!

ABC anuncia a sequência de LOST para 2012!;

Starbucks – Mobile Pour: Um novo app para celular que localiza onde você está, e então envia baristas do Starbucks até você.

– A Kodak está oferecendo o Relationshiffft, um aplicativo que remove sua ex-mulher (ou ex-marido) de todas suas fotos;

– A rede profissional LinkedIn também elaborou uma piada para o dia 1º de abril. Ao acessar o site, o usuário deve clicar em “Contatos”, “Adicionar conexões” e escolher “Pessoas que você pode conhecer”. Na lista falsa irão aparecer nomes como Robin Hood, Albert Einstein e Sherlock Holmes.

Richard Branson teria comprado Plutão para tentar fazer com que o astro volte a ser planeta, e sua companhia aérea Virgin Atlantic vai incentivar os passageiros de primeira classe a cultivar seus próprios legumes durante vôos de longa duração, segundo jornais.

Hulu ama os anos 90!: Texto andando pela tela! Vídeos embaçados que levam 18 minutos pra baixar! Mulder, Scully e seus favoritos da década, tudo na página inicial do Hulu.

OMG! Ubuntu! vira terminal: lembrando o que o xkcd fez ano passado, e lembrando muito o Linux, é claro!

Distro Canterbury do Linux: Debian, Arch, openSUSE e outras distribuições se uniram e criaram uma frente única contra software proprietário. E isso pode ser mesmo sério!

– A IKEA teria lançado um suposto cadeirão (tipo aqueles para bebês), só que para cachorros;


E aí, sabe de mais algum que vale a pena colocar na lista? Manda pra gente!


Comente