Eu abro mão | Penalty, Vasco e a luta contra o racismo que teve início em 1924

maio 17, 2011  |  Publicidade

Apesar de não torcer para nenhum time carioca, amei essa iniciativa da Penalty e do Vasco na luta contra o racismo. Acima vocês conferem um kit que acabamos de receber aqui na Ypsilon2 sobre essa nova ação, que envolve todo um contexto histórico, e que eu tento explicar para vocês logo abaixo.

Em 1923, uma equipe considerada pequena, que acabara de ser promovida a primeira divisão, conquistou o campeonato carioca. Como se isso não bastasse para provocar a ira dos aristocráticos clubes grandes, o campeão era formado por trabalhadores de origem humilde, brancos, negros e mulatos, sem dinheiro nem posição social. Este campeão era o Vasco da Gama.

Naquela época, o racismo imperava no futebol brasileiro. Em 1921, era debatido se jogadores de cor deveriam ser convocados para os importantíssimos confrontos entre a seleção brasileira e a da Argentina. Como vingar-se do atrevimento do Vasco? Os clubes aristocratas reuniram-se e deliberaram excluir jogadores humildes, sob a alegação de que praticavam o profissionalismo.

Em 1924, uma associação dos principais times da época exigiu que o Vasco demitisse seus 12 jogadores negros, mulatos e de origem pobre para lutar pelo bicampeonato. Em vez de cartas de demissão, o Vasco redigiu a Resposta Histórica, se desligou da associação e abriu mão de participar do campeonato de 1924. Abrindo mão assim da intolerância em favor do respeito, da igualdade, da democracia e da inclusão.

Agora você também pode participar e abrir mão do preconceito.

Curta a Fan Page de Penalty, participe do aplicativo “Eu abro mão” e siga as instruções para fotografar a sua mão aberta. Depois, é só completar o seu cadastro com o seu nome e dados pessoais e torcer para ser um dos 1923 sortudos que terão a mão impressa nos muros de São Januário. Não deixe de participar. Essa é a sua chance de gravar o seu nome ao lado de Fernando Prass, Dedé e outros ídolos vascaínos. Meu nome já está lá! (Tá, eu sei, minha mão é feia… e daí?)

www.facebook.com/PenaltyBR

 

Comente