MINI utiliza o poder da internet para desafiar a Porsche em uma corrida

junho 8, 2010  |  Viral, Web

A MINI está usando o poder da internet para desafiar a Porsche em uma corrida, colocando seu Mini Cooper S contra o superior Porsche 911 Carrera S daqui duas semanas em Road Atlanta. Surpreendentemente, a Porsche está levando o desafio a sério.

Os ingleses (que respondem aos alemães da BMW) apostam que seu Cooper S de 174 cv pode derrotar o Porsche 911 de 390 cv e estão desafiando os alemães com uma campanha no Facebook, um anúncio de página inteira no New York Times e o vídeo que vocês conferem logo abaixo.

O presidente da Mini EUA, Jim McDowell – ex-Porsche – quer que o presidente da Porsche EUA, Detlev Von Platen o encontre em Road Atlanta (no mesmo estado da Georgia que o escritório da Porsche) no dia 21 de junho com os pilotos a sua escolha. Se a Porsche vencer, McDowell vestirá uma camiseta dizendo que o Porsche é mais rápido que o Mini. McDowell até faz piada com o fato de Porsches ajudarem carecas a pegar mulheres.

Mesmo que o Mini provavelmente não tenha chances, eles não tem nada a perder ao serem comparados ao 911. Os fabricantes costumam se desafiar para mano-a-manos, mas seus oponentes normalmente recusam o desafio porque sabem que serão derrotados, ou porque não gostam da associação de marcas. Então, não importa o que aconteça, a empresa que organiza o desafio geralmente vence.

A Porsche por sua vez pelo menos está considerando o desafio proposto pela Mini.

“A Porsche detém a maior quantidade de vitórias em corridas que qualquer outro fabricante – 28.000 e crescendo – talvez devêssemos buscar a 28.001ª” disse Steve Janisse, gerente de relações de mídia da Porsche, ao Jalopnik. “Nós só precisamos saber qual a intenção deles”.

E a briga se estende no Facebook. A criação da campanha é da Butler, Shine, Stern & Partners.


Sugado do Jalopnik

***UPDATE***

A Porsche declinou do convite que a Mini fez, de promover um pega entre o 911 Carrera S e o Mini Cooper S, em Road Atlanta, na semana que vem. A seguir, a justificativa do presidente da Porsche Cars North America, Detlev Von Platen.

A Mini USA provocou a montadora alemã no início da semana, ao desafiar a Porsche a ceder um 911 Carrera S contra seu Mini Cooper S em Road Atlanta, na próxima semana. No início, a Porsche dizia não descartar a possibilidade, mas parece que agora eles decidiram não manchar a imagem da marca em uma corrida assim.

Essa é a carta do presidente da Porsche North America para o chefe da Mini, Jim McDowell:

Caro Jim,

Imagine nossa surpresa ao descobrir que nosso antigo empregado, e hoje chefe da Mini, havia nos desafiado para uma corrida mano-a-mano. Como você bem sabe, a Porsche possui uma longa e bem sucedida história em corridas, com mais de 28 mil vitórias nos últimos 60 anos. Em nossos primeiros anos, nos lançamos contra os gigantes, então posso dizer que já estivemos em seu lugar.

Mas como você também deve saber, a Porsche não corre por fama, acrobacias ou publicidade. Nós corremos para desafiar a nós mesmos; corremos para impulsionar a tecnologia dos carros esportivos; corremos para traduzir cada uma de nossas vitórias nas pistas para nossos carros nas estradas. Se precisar de um lembrete de nosso intuito, por favor dê uma olhada nesse vídeo.

Enquanto seus desafios parecem uma divertida e descontraída campanha, vamos nos ater a correr do mesmo modo que viemos correndo por décadas. Vocês serão muito bem vindos em Sebring, Le Mans, Daytona ou qualquer outra corrida sancionada, onde o haja em jogo mais do que camisetas ou vagas em estacionamentos. Também os convidamos para qualquer um dos milhares de circuitos onde donos de Porsche competem a cada fim de semana.

Boa sorte com sua corrida em Road Atlanda em 21 de junho; esperamos que aproveitem o dia.

Sinceramente,
Detlev Von Platen
Presidente e Executivo Chefe, Porsche Cars North America”

via

*** UPDATE 2 ***

E a MINI não desiste mesmo. Na semana passada, a Mini realizou a “corrida“, mas sem o envolvimento dos executivos da rival. No final, o Porsche 911 Carrera S bateu o Mini Cooper S, apenas por alguns segundos. O vídeo da ação se encerra com o texto: “Congratulations Posche. You beat us. This time.

 

2 Comentários


  1. Genial a campanha, e tem chance de ganhar!!! Obrigado pela dica.

    • É Gustavo, na verdade quem irá ganhar uma corrida dessas não há dúvidas que é o Porsche, e a MINI não está nem aí pra isso, ela está nessa pelo buzz. E está conseguindo!

      Fantástico.

Comente