Votar é um prazer | Vídeo de campanha eleitoral causa polêmica na Espanha

novembro 22, 2010  |  Publicidade

Uma propaganda que associa o ato de votar a um orgasmo gerou críticas de políticos socialistas e de oposição na Espanha. O vídeo, divulgado pelo grupo Juventude Socialista, pertencente ao Partido Socialista da Catalunha, mostra uma mulher tendo um orgasmo enquanto coloca seu voto para o Partido Socialista na urna, nas eleições regionais deste mês na Catalunha. A propaganda é encerrada com a frase “votar é um prazer”.

Segundo a líder da oposição conservadora, o Partido Popular da Catalunha, e candidata ao governo catalão Alicia Sánchez-Camacho, o vídeo é um “ataque à dignidade das mulheres”. Para a ministra da Igualdade, a socialista Bibiana Aido, a propaganda é enganosa. “Se fosse verdadeira, a participação eleitoral aumentaria muito, mas acho que estamos lidando com uma propaganda enganosa”, afirmou. A ministra da Saúde, a também socialista Leire Pajin, pediu que todos os partidos mostrassem respeito pelas mulheres e agissem com responsabilidade.

O vídeo foi fortemente criticado por socialistas e pela oposição. Em uma entrevista de televisão, o líder do Partido Socialista da Catalunha, José Montilla, parecia surpreso ao saber que o vídeo tinha sido feito pela ala jovem de seu partido. Mas Montilla, que concorre à reeleição, não se mostrou tão chocado em relação à propaganda. “Se encoraja as pessoas para votar, é uma coisa boa”, disse.

Enfim, tirem suas próprias conclusões.

via via via

 

Comente