O fenômeno “CALA BOCA GALVÃO” e o dia em que o Brasil sacaneou o mundo

junho 13, 2010  |  Sem categoria

“CALA BOCA GALVÃO” está sendo a expressão mais comentanda no mundo do Twitter durante o início da Copa.

Em pouco tempo, as palavras “CALA BOCA GALVAO” e “BOCA GALVAO” ocuparam o 1º e 3º lugares em mensagens mais twittadas, enquanto FIFA WORLD CUP e #WORLDCUP ficaram em 5º E 6º! E tal fenômeno continua no topo mundial dos assuntos mais comentados no Twitter (no momento que escrevo esse post, CALA BOCA GALVAO está em primeiro), causando um grande constrangimento a Globo e principalmente ao Galvão Bueno.

Inicialmente, os usuários do twitter em outros países pensaram que o “CALA BOCA GALVÃO” tratava-se de uma campanha no Brasil pedindo proteção a uma ave em extinção. Um usuário do twitter nos Estados Unidos postou: “Galvão é uma ave muito rara no Brasil. CALA BOCA significa SAVE, os brasileiros estão muito tristes porque muitas GALVAOS morrem todos os dias”. E ainda: “CALA BOCA GALVAO, o mundo não pode viver sem esse pássaro!”. Outros perguntaram se era uma campanha da ONG ambiental Greenpeace: “Cala Boca Galvão é um novo projeto do Greenpeace?”

Ao saber das proporções que o termo tomou, o público brasileiro começou a fazer campanhas para que a expressão se tornasse líder do TT mundial, ganhando comunidade no Orkut, conta no Twitter, comunidade no Twinester e até mesmo uma conta no Twitter para o Instituto Galvão, que estaria ajudando as aves, prometendo que cada tweet com a hashtag seria doado 10 centavos para a causa. (é mole?)

A brincadeira começou a se expandir e tomar proporções gigantescas, com até mesmo um “single“, e alguns blogs postando-o como sendo um novo hit da Lady Gaga.

Porém, quando os internautas de outros países descobriram que não se tratava de uma campanha ambiental dos brasileiros pedindo a proteção do “Cala Boca Galvão”, começaram a publicar no twitter: “CALA BOCA GALVAO não é uma ave rara no Brasil. Isso significa “Cala a boca Galvão” um locutor esportivo odiado por pessoas aqui em baixo”. (Vejam que para se referir ao Brasil alguns gringos utilizaram a expressão “pessoas aqui em baixo”.)

Não deixando barato, alguns brasileiros começaram a escrever: “Mano, esses gringos são mt buuuurros. Não sabem de porra nenhuma e ficam falando que CALA BOCA GALVAO é uma campanha”. Outros postaram: “CALA BOCA GALVAO vai entrar pro Guiness Book como a maior piada interna de um país inteiro. E o mundo inteiro caindo!” E por fim, alguns internautas disseram: “O dia em que o Brasil sacaneou o mundo”.

Os famosos também se manifestaram em suas páginas pessoais do microblog. O ex-goleiro e agora comentarista Ronaldo não hesitou em manifestar sua desaprovação contra Galvão.“Vamos contar quantas vezes o Galvão vai falar… É mais que uma copa…..puts grilla meu”, disse. “Puta cara chato da p…”, complementou. O apresentador do Pânico na TV Rodrigo Scarpa, mais conhecido como Repórter Vesgo, também teceu o seu comentário: “Galvao Bueno narra ate velório se precisar! Galvão o Brasil te ama!”.

Outro exemplo de chacota dos internautas com Galvão e a Globo vem de um internauta brasileiro que comentou: “CALA BOCA GALVAO é um novo projeto do Greenpeace para reduzir a poluição sonora”.

O fato é que a piada ganhou o mundo da internet, e o Galvão Bueno e a Globo estão sendo ridicularizados pela web, e tal fenômeno já é notícia nos principais veículos brasileiros e internacionais.

Por fim, no seu Twitter oficial, Galvão Bueno se fez de indiferente a chacota internacional a partir do Brasil, apenas disse que se chegasse a 1 milhão de seguidores ele se calaria, e escreveu uma “romântica” frase: “Amo todos vocês”.

***UPDATE*** Ao que parece, a conta de Galvão Bueno é falsa, segundo essa matéria, Galvão Bueno não possui Twitter. O que na minha opinião torna todo o fenômeno mais hilário ainda 🙂

via via via

*** UPDATE *** Dica da galera nos comentários, olhem o vídeo do primeiro jogo da seleção na Copa!

E tem também o vídeo do Galvão comentando a campanha:

***UPDATE***

Cala boca Galvão acaba de ganhar a capa de um dos maiores veículos de comunicação impressa do país: a revista VEJA. A coisa toda realmente saiu do controle. Corre na banca e compra lá 🙂

Ainda não parando por aí, Matt Groening, o criador do desenho Simpsons, teria postado uma mensagem em que prometia fazer um episódio destinado ao assunto e publicado a foto abaixo. Começa a ficar difícil acreditar, mas que seria legal, isso seria…

***UPDATE***

CALA BOCA TADEU SCHMIDT

(via) CALA BOCA TADEU SCHMIDT é contra uma afirmação do reporter Tadeu Schmidt, irmão de Oscar Schmidt, aodizer que a Globo se preocupa com a verdade e em transmitir a melhor informação. Para alguns twitteiros foi como tê-los chamado de burros. O técnico Dunga proibiu a imprensa nos treinamentos e até mesmo exclusivas pré combinadas entre a Globo e Ricardo Teixeira, o que resultou em um ataque direto dos meios de comunicação da Rede Globo contra a fama do técnico. A gota d’água foi quando o jornalista Alex Escobar ironizou o técnico durante a entrevista coletiva após a vitória de 3 x 1 sobre a Costa do Marfim, Dunga chamou Alex de cagão e de merda.

Em seguida, no programa Central da Copa, a TV Globo usando jogo de imagens e depoimentos tentou se passar por coitadinha e jogar a audiência contra Dunga, o que resultou no contrário e da declaração do irmão de Oscar nasceu o: CALA BOCA TADEU SCHMIDT.

Após a Globo dar o tiro no pé e tentar jogar o povo contra Dunga, “de repente” os artistas da Globo começaram a postar no twitter contra o técnico Dunga. O que resultou em mais uma chovalhada de twitts contra a Globo, levando o CALA BOCA TADEU SCHMIDT a ultrapassar o CALA BOCA GALVAO.

Abaixo o vídeo de Dunga na tal coletiva de imprensa:

E a brincadeira já começou novamente. Dessa vez para salvar os “Tadeu Monkeys”. É mole?! huahuaha

CALA BOCA TADEU SCHMIDT is the new Galvao Institute’s Project 2 save the Tadeu Monkeys in the Amazon Forest from extinction. We need ur help”

 

67 Comentários


  1. “(Vejam que para se referir ao Brasil alguns gringos utilizaram a expressão “pessoas aqui em baixo”.)”

    ‘down there’ e ‘up here’ é uma questão de olhar o mapa. Nós estamos no hemisfério de baixo. Não polemiza à toa, vai… 😉

    • como assim polemizar? quem disse q o norte fica em cima?

      • é uma convenção, nunca foi pra escola?

        • Os mapas mundi da Autrália são de ponta-cabeça, e aí!? Ou será que os nossos são e os deles estão corretos? A única coisa que sei é que o Norte fica no Norte. rsrsrs

          • Em qualquer mapa tem uma seta que aponta para o Norte e aponta sempre para cima… Todos os mapas têm que ter isso.. =)

            • Na verdade, ela aponta pro Norte, o que não quer dizer necessariamente que seja pra cima 😛 Vire o mapa de cabeça pra baixo e ela vai apontar pra baixo – há

              E esse negócio de convenção foi formado por quem? Pelo povo “lá de cima” quando achavam que o povo “aqui de baixo” tinha que ser seu escravo, que éramos inferiores e blá blá blá.

              Quem garante que na verdade não estamos todos de cabeça pra baixo no universo? – humpf! – Afinal, Norte e Sul são apenas nomes e posições são apenas questão de ponto de referência (ou ponto de vista).

              Pensem nisso ;D – ou não

              • “E esse negócio de convenção foi formado por quem? Pelo povo “lá de cima” quando achavam que o povo “aqui de baixo” tinha que ser seu escravo, que éramos inferiores e blá blá blá.”

                tentou polemizar tmb…comentário em vão…

                agora: “Quem garante que na verdade não estamos todos de cabeça pra baixo no universo? – humpf! – Afinal, Norte e Sul são apenas nomes e posições são apenas questão de ponto de referência (ou ponto de vista).”

                vomo diria Einstein: “É relativo!!”

                asuhuhsahushua

              • até o século XV os mapa mundi eram representados com o hemisfério norte do lado de baixo e o do sul para o lado de cima.
                Com as navegações e a orientação pela Estrela do Norte (Polar)e os instrumentos de navegação voltados para cima, a posição dos mapas se inverteu.
                se não acredita pergunta pro Marquinho.

          • o norte não fica no norte… na verdade existem dois nortes: o cartográfico k estão nos mapas e o magnético k a cada terremoto muda uns graus…

  2. Hahahhahahaha
    foi a maior piada do mundo. Merece o Guiness!!!
    Se o Brasil nao ganhar a copa, o titulo de maior piada interna jah esta garantido!!

    http://wp.me/pWgFY-6G

    Abracos
    Izabel

  3. O brasileiro numa da coisas q melhor sabe fazer: tirar sarro, sacanear, galhofar, enfim…

  4. zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  5. hehehhehe… Eu aderi a campanha para “salvar os Galvão”… eu ri

  6. Fiquei duas semanas sem entrar no TWITTER e tudo mudou… auauauaua
    Foi só a Copa começar, pra virar de ponta cabeça os twitts mais populares! Eu já dei muita gargalhada com essa marmota do CALA A BOCA, GALVÃO.
    Pra quem achava que o MISTUREI ACTIVIA nunca mais fosse sair dos tops do twitter, se enganou. O Gavião Bueno desbancou todos!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkagando de rir!!

    Misturei Activia com Globo na Copa e tô kagando de rir!

    … CALA-TE BOCA, GALVÃO!!

  7. se eu ganhasse tanto dinheiro qnt ganha o galvão, eu tb ia pouco me importar com essa brincadeira…. enquanto os pobres estão no twitter perdendo tempo ridicularizando ele, ele está morando em monaco e escolhendo o que vai narrar (futbol, só seleção, e outros esportes, só F1).

  8. cala boooca galvaao! OAIEOIUEHOIUEH

  9. Mas oh povinho q nao tem o q fazer!!!!
    Tai pq o Brasil e um pais de TERCEIRO mundo!

    • Mas ê povinho atrasado ¬¬

      País de Terceiro Mundo é um conceito do milênio passado, da época da Guerra Fria, “queridinha”. O certo é chamar de “País em Desenvolvimento”.

      Mããs… Agora veio a dúvida: você é velha demais pra saber disso (se bem que a Hebe deve saber), não presta atenção às aulas de geografia e história, não assiste jornal ou não lê revistas (de qualidade, Todateen e variadas não vale)?

  10. Esse twitter @galvaobueno é um fake! Não é ele!

  11. E daí que ele mora em Monaco?
    Para uma pessoa que vive de aparências, não há nada do que as pessoas declararem que não gostam dela!
    Pensa: fala é a única coisa útil que ele faz! E justamente por causa disso ele é odiado!
    E ele pode não declarar que está incomodado, mas imagina como ele deve estar se sentindo?

    • Odiar é uma palavra muito forte. Ele pode ser chato, mas vc sempre tem a opção de tirar o volume da TV. Tenho medo dessa brincadeira muito bacana se transformar em violência ou ofensas gratuitas….

  12. A questão não é a qualidade do Galvão Bueno e sim, sua falta de educação nas transmissões. Basta ouvir os narradores da Bandeirantes, a outra emissora a cobrir a Copa, que respeitosamente calam-se nos momentos em que devem (hinos, apresentações musicais – como na Abertura da Copa etc). E, a mania do nº1 da Globo em querer comentar. Então, pra que contratar comentarista? Ele, Galvão, discute e faz pouco dos especialistas, portanto, já deixei de há muito as transmissões da Vênus Platinada. Por enfado! Não creio que se odeiem o dito, mas, o carinho que Luciano do Valle tem de boa parte da população, o Galvão jamais terá. Respeito é algo fantástico e vem de berço.

  13. Posso copiar e postar no me blog? Desde já o meu muito obriado. 😀
    http://arturcosta-acm.blogspot.com/

  14. Bem feito pro #calabocagalvao . Um cara muito soberbo pro meu gosto q só falou merda na abertura da copa e sempre falou merda.

    Operação #calabocagalvao ! Eu apóio!

  15. Brasileiros, zzzzZZZzZZZZZZZZZZzzZZZZz

  16. Não tem a menor necessidade de assistir aos jogos na Globo, tem a Band e outros canais pagos. Tem que tirar o Ibope dele, daí ele se manca. Façam como milhares de brasileiros, assistam os jogos nos outros canais.

    • Deixar de assistir Globo não vai reduzir o Ibope, infelizmente.
      O Ibope é calculado a partir de um aparelho instalado na casa de algumas pessoas em diversos cantos do Brasil (parece q não chega nem a mil pessoas). Se sua casa não tem esse aparelho (q é instalado pelo Ibope com autorização do residente) não adianta nada mudar de canal só p tirar a audiência.

      Mas mudar de canal por causa da narração é outra história. É questão de gosto 🙂

      • A ultima vez que eu li sobre isso, eram 666 aparelhos medindo o ibope, é sério não é cpoisa do demonio não rrsrsrsrsrs só não sei porque tao poucos definem a audiencia de um pais continental como o nosso

  17. ae o/

    muito boa a materia. to acompanhando o CALA BOCA GALVAO todos os dias xD

    e parabens ao blog! conheci e gostei de todo o conteudo. to seguindo no twitter pra ficar sabendo das novidades ^^

    parabens mesmo! blog ta excelente =D

    e quanto ao Galvão: eu tambem acho que, pra Globo se mancar, o povo tem que parar de assistir aos jogos que o Galvão narra. quem ta incomodado tem opção mas prefere ficar vendo pra poder falar mal (e ouso dizer que ate gostam). quem nao gosta ja faz como muitos, incluindo a mim: assiste os jogos em outros canais! quando ouvir aquele BEM AMIGOS DA REDE GLOBO irritante, tu troca o canal! SIMPLEEEES /o/

    • Obrigado pelos elogios Livio!

      E eu também acho que a atitude mais sensata seria realmente as pessoas mudarem de canal. A verdade é uma só: esse movimento do “CALA BOCA GALVAO” já deixou de ser motivo de chacota com o narrador e virou mais uma brincadeira que a galera já incorporou no vocabulário do Twitter.

      Como qualquer meme, logo passa e a piada fica pra história apenas 🙂 Mas que o povo brasileiro mostrou ter poder e voz ativa na internet, isso é fato! #FODA

  18. O que não tem a menor necessidade é ficar fazendo este tipo de brincadeira e constrangendo as pesssoas. O fato de cada um gostar ou não do comentarista é pessoal, e como disse a Fernanda BH, basta não assistir a Globo. Mais para não perder a piada, muitos de vocês que criticando assistem a Globo só para ouvir os comentario do Galvão, para depois poderem falar..
    Que pena, mais infelizmente o Brasil ainda tem um bando de desocupados que perdem o tempo em divulgar informações para denegrir a imagem de uma pessoa.
    Vamos usar este tempo e canal, para falar das queimadas na Amazõnia, onde de fato a fora e a fauna são ameaçadas diariamente e todos fazem vista grossa.

  19. rsrsrsrsrsr…P= Putz!Que massa!Somos sacanas e sacaneados ao mesmo tempo!rsrsrsrsr!Agora se joga!Brazucas!Quem acha sacana!?

  20. me sigam no twitter, please hehehehhe @RaissaZeppelin

  21. Amei a propaganda, haha

  22. Tecnologias vêm, tecnologias vão e o brasileiro ainda acha que legal é ser visto como sacana…e pior, com orgulho.

  23. Adorei a idéia, não acesso muito o twitter, mas a minha irmã adora twittar. Roley de rir x´DD

    Detesto esse narrador e meu pai abomina a Globo desde sempre. O grande problema aqui em casa é q. não temos TV a cabo para assistir os principais campeaonatos sem ser nessa m@#!da de emissora – salvo raras excessões em q. a *Nave Mãe* deixa a Band transmitir os jogos. Enqto eles continuarem pagando pro governo, nós, reles mortais, temos de nos submeter a essa ditadura televisiva.

  24. muito legal essa historia do norte convencional vir à tona na hora da copa. essa conversa é muito bonita. demorou!

    segue um papel de parede com nosso mapa apontando para o cruzeiro do sul.
    http://twitpic.com/1x0x6z
    http://twitpic.com/1x0x6z
    http://twitpic.com/1x0x6z

  25. No início do jogo Brasil x Coreia do Norte também tinha a faixa!

    Olha a prova do fenômeno: http://www.youtube.com/watch?v=TIb9wfysUww

    😀

  26. Já viram a camiseta do CALA BOCA GALVAO. Muito massa!!! http://www.zazzle.com.br/santaboca?rf=238031719925280964

  27. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O cara que iniciou esta porra merece um trofeu! Parabens!!

  28. Aparentemente a Globo resolveu bancar a repercussão do caso e transformou em pauta para sua programação, para assim tirar proveito e converter em audiência: http://migre.me/Pmor

  29. Muito boa esta campanha,adorei!!! kkkkkkkkkkkkkk

  30. Ae galera tem um abaixo assinado do cala a Boca Galvão:
    Assinem:
    http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/6355

  31. Putz ainda rendeu materia de capa pra esse chatolino, affff

  32. Aqui em casa colocamos tv a cabo só pra nao ouvir esse cara narrando os jogos,

  33. o povo deveria assistir em outro canal pra nao dar audiencia pra emissora que tem esse homem como locutor

  34. wowww olha o vesgo lá (o de toquinha xD)

    • josé da paixão rodrigues

      Não esqueçam de mandarem um recadinho para o sem educação do burro dunga.Este técnico feito nas coxas do Ricardo Teixeira é uma aberração,um sem educação.Que a Fifa possa puní-lo,e a melhor forma de punir uma besta desta é mexendo no seu bolso.Quanto ao tagarela do Galvão,já é chegado a hora de a Globo enxergar o quanto é ruim este comentarista.Façamos o seguinte:dia 25/06,vai ter o jogo do BrasilxPortugal.Que tal se convidássemos um amigo ,um inter nauta para que no inicio do jogo,passemos a ver o jogo por outro canal.Quem não tem TV por assinatura,veja o jogo pela Band.A melhor forma de fazer este sujeito calar a boca,é mudando para outra emissora.

      • Como disse antes, mudar de canal para protestar não adianta, já que apenas algumas centenas de pessoas escolhidas a dedo pelo ibope “controlam” a audiência da tv brasileira. Se quiser mudar de canal por gosto é outra história.

        Uma forma de fazer galvão calar a boca é levar faixas com tal frase para os estádios (nos jogos do Brasil mesmo) de forma que as câmeras da Globo sejam obrigadas a filmá-las.

        Mas a Globo não vai demitir Galvão nunca, desista… rsrs

  35. Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.Calem as bocas, Galvão e Schmidt.

  36. Tinham de pegar Galvão e aquele chato do comentarista da Band o Neto ( O cara chato)enfiar tudo dentro de num saco…..

  37. Aos defensores do GALVÃO, busquem a historia dele em LONDRINA-PR onde em um restaurante ele pegou a mesa reservada de outra pessoa e quando esta chegou e quis a sua mesa, ele como sempre super simplorio falou EU SOU GALVAO BUENO e recebeu um murro na cara quebrando uma meia duzia de mesas com o tombo hahahahah Pagaria muito para ver isso em video. Demoroooooooooooooo para esse imbecil cair fora.

    antes que eu esqueca CALA BOCA Giselle Graboski, outra imbecil.

  38. Alexandre Theodoro

    C A L A B O C A G A L V Ã O

  39. cale a boca a globo inteira,essa e a verdade.

  40. Poxa tive tanto trabalho para fazer a imagem do Bart e vcs apagam meus créditos.

    Magoei!

    http://bit.ly/a7Rz5w

Comente